quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

       Padre Germano, no cap. 22 da extraordinária obra "Memórias do Padre Germano", dá-nos a respeito um conselho precioso ao lembrar a volta de sua mãe à aldeia humilde em que ele era o pároco. Ela retornara depois de muitos anos. Doente e esquálida, confessou-lhe haver enjeitado todos os 10 filhos que tivera, e os via então, a todos eles, a converter-se em répteis... Passado, porém, o primeiro momento de calma, ela tornou a cometer, na vila, uma série de desatinos. Germano, cedendo à influência de obsessores, a expulsou da Igreja, mas seu remorso foi horrível. Recomenda-nos então o amorável padre: "Permanecei de sobreaviso; perguntai continuamente se o que pensais hoje está de acordo com o que ontem pensáveis". Eis uma forma prática de exercer a vigilância referida por Jesus.
        As virtudes que lhes são opostas constituem excelente preservativo:

* soberba (orgulho, altivez, arrogância) x humildade
* avareza x generosidade
* luxúria (sensualidade, libertinagem) x castidade
* ira x paciência
* preguiça x disposição
* gula x comedimento
* inveja x caridade

Londrina, 27-7-96.
Astolfo O. de Oliveira Filho
(tentação


Indico leitura dos Espíritos: 

LE 469:
Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos? R.: "Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: Senhor, não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal."

Segui aqui a assertiva de Emanuel:10) O Apóstolo Tiago adverte (1:14): "... cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência".Examinemos particularmente ambos os substantivos, tentação e concupiscência. O primeiro exterioriza o segundo, que constitui o fundo viciado e perverso da natureza humana primitivista. Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar os inferiores alvitres de si mesmo, porquanto, ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração
Ser tentado é ouvir a malícia própria, é abrigar os inferiores alvitres de si mesmo, porquanto, ainda que o mal venha do exterior, somente se concretiza e persevera se com ele afinamos, na intimidade do coração". 
O Apóstolo Tiago adverte (1:14): "... cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência", assertiva que mereceu de Emanuel a seguinte análise (CVV, cap. CXXIX):


    •     Aceitamos  o convite ou concretizamos, isto é, partimos para a ação de manifestar com ações todos os atos que desabonam uma conduta justa,quando não nos esforçamos para mudar,não queremos de fato amadurecer,ser diferente, fazer o certo...Já não somos mais ignorantes, já possuímos conhecimentos acerca do bem e do mal.Podemos ser ainda vazios de sentimentos,podemos ser moralmente pequenos e pobres nas atitudes cristãs ou éticas, porque em nós ainda prevalece alguns arrastamentos inferiores como os sentimentos de competição, egoísmo,orgulho,de arrogância perante o outro...É o desamor!È o homem material, apegado á vícios, aos bens terrenos.esquecendo que quando partirmos desse orbe só levaremos conosco nossas virtudes espirituais e o que contará a nosso favor serão todo o bem que fizemos, não só ao outro, mas a nós também.pois grande é o engano daquele que pensa:O corpo é meu,a vida é minha e, deles faço o que quero e, vai se arrastando pela vida nos excessos de toda especie...Seja nas drogas lícidas e nas ilícitas, seja nos desregramentos tanto no sexo,nas trocas excessivas de parceiros ou parceiras, achando que está curtindo a vida e que se dane o sentimento do outro ou da outra...é digno de todo nosso zelo espiritual esses irmãos, pois esqueceram o Karma que estão contraindo devido ao uso indevido dessas energias que são bençãos, quando trocadas com dignidade e amor...e sem falar os outros arrastamentos que ferem e comprometem uma alma errante!É chegado o tempo de grandes reflexões acerca do nosso comportamento moral espiritual ...Muitos são chamados e poucos os escolhidos. e não se trata de ser piegas, moralista ou u pseudo adivinho...Rsss,Se trata de lógica, de ver o futuro daqueles que seguem arrastados á toda a especie de tentações...Pensemos nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário